Sexta, 19 de novembro de 2021
A bandeira brasileira recebeu um dia de comemoração quando a antiga, que apresentava símbolos da monarquia, foi substituída por uma que representasse a nova república, após a proclamação.
Sendo assim, no dia 19 de novembro, quatro dias após a proclamação, a nova bandeira foi apresentada e, oficialmente, adotada como bandeira nacional.
Essa era a bandeira antes da mudança e foi definida pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret.
Após a mudança, a bandeira então ficou muito parecida com a atual que temos hoje e a última modificação feita aconteceu no dia 11 de maio de 1992, quando foram adicionadas novas estrelas, que correspondem aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.
Mas afinal, você sabe o que significa as cores da bandeira?
Originalmente, elas tinham os respectivos significados:
Verde: faz menção aos povos que habitavam Portugal há mais de dois mil anos.
Amarelo: passou a ser utilizado no brasão de armas de Portugal logo após a conquista de Algarve (região ao sul do país) em 1250. Pode fazer menção também à cor da Casa dos Habsburgo-Lorena, dinastia da qual fazia parte D. Leopoldina, esposa de D. Pedro I.
Azul e Branco: foram adotados, a princípio, em Portugal a partir do século XI. O azul e o branco popularizaram-se no Brasil após terem sido adotados como as cores de algumas Capitanias Hereditárias.
No entanto, ao longo dos anos os brasileiros associaram outros significados para cada uma das cores, mesmo que estes não sejam considerados oficiais:
Verde: simboliza as matas (a rica floresta brasileira)
Amarelo: simboliza as riquezas do país
Azul: simboliza o céu e os rios brasileiros
Branco: significa o desejo pela paz
Algumas curiosidades sobre nossa bandeira:
Você já sabia desses fatos? Conta pra gente aqui nos comentários o que mais te chamou atenção!